O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma reserva financeira para proteger os trabalhadores em casos de demissão sem justa causa e outras situações. No início de cada mês, a empresa deve depositar 8% do salário do empregado em conta vinculada à Caixa Econômica Federal. E quando isso não acontece, o que fazer? Veja a seguir.
Como consultar o saldo do FGTS
Todos os trabalhadores podem ver o saldo da conta no aplicativo FGTS. Caso você já seja cadastrado no aplicativo, faça login com CPF e senha. Caso você ainda não tenha cadastro, siga o passo a passo abaixo.
- Na loja de aplicativos do seu celular, busque “FGTS”, clique em “Instalar” e abra o aplicativo.
- Selecione a opção “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados
- Escolha uma senha numérica com seis dígitos
- Clique no botão “Não sou um robô”.
- Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado no ato do cadastro
- Acesse o e-mail e confirme seu cadastro
- Volte ao aplicativo, faça o login com CPF e a senha de 6 dígitos
- Responda as perguntas sobre sua vida funcional e concorde com as condições de uso do aplicativo
Após esse processo é possível acessar o extrato detalhado dos depósitos que a empresa faz em sua conta vinculada ao FGTS.
Os trabalhadores também podem consultar o saldo pelo site da Caixa ou pelo telefone 0800 726 0207.
Como denunciar a empresa em casos de irregularidades nos depósitos do FGTS?
Caso note irregularidades após acessar o extrato dos depósitos, o primeiro passo é conversar com o empregador. Se a situação não for resolvida, o trabalhador pode denunciar nos seguintes canais.
Ministério do Trabalho
- Pelo site "Fala.BR" - Plataforma de Ouvidoria do Governo
- Presencialmente nas Superintendências do Trabalho
- Pelo telefone 158 - Alô Trabalho
Ação na Justiça do Trabalho
Caso precise escolher este caminho, o Departamento Jurídico do Sintibref-BA atende a todos os empregados em instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas de Minas Gerais, sindicalizados ou não.
O ingresso de ações na Justiça do Trabalho não depende de qualquer pagamento de taxas e honorários que, no caso de assistência prestada pelo sindicato, são suportados e pagos exclusivamente pelas empresas, sem ônus para o empregado.
O Departamento Jurídico também presta consultoria gratuita com relação a direito previdenciário, esclarecendo dúvidas com relação a sua aposentadoria e assistências prestadas pelo INSS. Em caso de necessidade de se ingressar com ação, nossos representados têm direito a um desconto especial nos honorários advocatícios.
Para agendar, preencha o formulário.
O trabalhador pode cobrar até 5 anos de FGTS não depositado. A empresa que não paga FGTS, pode ser impedida de obter crédito, de participar de licitações e receber multas por descumprimento da lei.
Conte conosco para garantir seus direitos!