A Caixa concedeu uma última oportunidade para quem tem direito ao Abono Salarial do PIS referente ao ano-base 2020. O prazo para pagamento, inicialmente estipulado para abril, foi prorrogado até o dia 29 de dezembro de 2022. Segundo o banco, há cerca de R$ 81 milhões disponíveis para saque.
Quem tem direito?
Para ter direito ao PIS, o trabalhador deve:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias consecutivos no ano-base.
Como o Abono é calculado?
O Abono Salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento. O período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.
Exemplos: se você tiver trabalhado durante 3 meses de 2020, irá receber 3/12 do salário mínimo. Se tiver trabalhado 3 meses e 16 dias, receberá 4/12. Se tiver trabalhado o ano inteiro, receberá um salário mínimo completo.
Como consultar e saber se eu tenho direito?
É possível acessar e conferir das seguintes formas:
- Portal Meu INSS;
- Site do Ministério do Trabalho e Previdência;
- Ligação para o Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800-726-0207.
A consulta é simples e gratuita em qualquer dos meios.
E o PIS de 2021?
Habitualmente, o Abono Salarial do PIS referente a um determinado ano é pago no ano seguinte. No entanto, o calendário de pagamentos está atrasado. Segundo o Governo Federal, somente em 2023 será realizado o pagamento referente ao ano passado.