Há exatos oito anos, em 19 de novembro de 2015, o então Ministério do Trabalho e Previdência Social expedia a Carta Sindical do Sintibref-BA. O documento, também chamado de Registro Sindical, formalmente autoriza um sindicato a representar uma categoria, habilitando-o para a prática de atos sindicais. Em outras palavras, é a certidão de nascimento de um sindicato.
E o que dizer desses oito anos? Não foram fáceis, certamente. A atuação sindical envolve muitos desafios, como a negociação com o representante patronal, a atenção permanente quanto às ameaças aos direitos dos trabalhadores e a defesa dos nossos interesses na Justiça. Neste período, ainda tivemos as consequências negativas da Reforma Trabalhista de 2017, que, ao extinguir a obrigatoriedade da contribuição sindical, enfraqueceu nossa capacidade de mobilização, favorecendo os patrões.
Por outro lado, foram oito anos de mobilização, conquistas e aprendizados. Conduzir um sindicato é uma tarefa de grande responsabilidade, que encaramos com seriedade e firmeza. Por isso escolhemos lutar – com fé na força da coletividade, que faz dos trabalhadores personagens atuantes e fundamentais a cada passo dado.
Permanecemos com a mesma vibração e os mesmos valores da época da fundação – compromisso, dedicação, responsabilidade, qualidade, pensamento coletivo, altruísmo e credibilidade. Ser a sua voz é e sempre será uma honra!