Coordenado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial do Câncer acontece hoje, 4 de fevereiro. A data propõe campanhas de utilidade pública para aumentar a conscientização e a educação sobre o câncer. Por isso, vamos trazer aqui algumas informações importantes para prevenirmos a doença em suas diversas formas.
O que é?
O câncer é um grupo de mais de 100 doenças que consiste no aumento desordenado de células de tecidos ou órgãos. Após alguma alteração no DNA, essas células passam a se dividir e se reproduzir de forma descontrolada, resultando na formação de um agrupamento conhecido como tumor. Quando a doença se espalha e atinge diferentes órgãos, tem-se a metástase.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019 o câncer foi a primeira ou segunda causa de morte antes dos 70 anos na maioria dos países. Em 2020, foram aproximadamente 19 milhões de casos da doença em todo o mundo. Estima-se, no Brasil, a ocorrência de 600 mil novos casos a cada ano.
O câncer é hereditário?
Somente 5 a 10% dos cânceres são causados por uma alteração genética herdada de um dos pais. Isso significa que a maioria dos casos podem ser evitados com comportamento preventivo e detecção precoce.
Quais são as chances de cura de câncer?
A perspectiva de cura da doença está diretamente ligada à fase em que ele é descoberto. Quanto antes, maior a chance de se interromper o processo cancerígeno.
Quais fatores mais provocam câncer?
São eles: obesidade, sedentarismo, tabagismo, alimentação não balanceada e consumo de bebidas alcoólicas.
Outros fatores relevantes:
- Infecção por alguns tipos de vírus como hepatite B e C, herpesvírus tipo II, papilomavírus humano e HIV.
- Exposição por muitos anos a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho.
- Excesso de exposição ao sol - o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a 32% dos tumores diagnosticados.
- Consumo excessivo de carne processada.
- Excesso de bebidas quentes pode causar câncer no esôfago.
Como posso prevenir?
A mudança de hábitos, com adoção de alimentação equilibrada, atividades físicas e abandono do cigarro e do álcool, é a primeira dica. Para mães, a amamentação é um importante fator de prevenção. Além disso, é preciso realizar exames periodicamente a fim de detectar a doença nos estágios iniciais, como indicado a seguir:
- Mulheres acima dos 25 anos devem fazer anualmente o exame papanicolau para prevenir o câncer de colo de útero;
- A partir dos 40 anos, a mamografia identifica e previne o câncer de mama;
- Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames anuais para detectar câncer da próstata.
Conte com o Sintibref-BA
As conquistas do seu sindicato podem te ajudar a cuidar da saúde e evitar as consequências da doença. Todos os empregados da categoria têm as consultas online do PAF Virtual, os medicamentos gratuitos, orientações sobre nutrição e atividades físicas e a cobertura para doenças graves do Seguro de Vida em Grupo. Cuide-se! Estaremos sempre ao seu lado.