Hoje, 19 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Educador Social. Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), educador social “é o profissional que atua na identificação das necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo atividades e ações de tratamento”.
Em um país com tanta desigualdade, infelizmente não faltam pessoas e famílias para serem assistidas pelos educadores sociais. Sua importância, no entanto, ainda não foi plenamente reconhecida. Mesmo após serem incluídos, em 2009, na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego, os educadores e educadoras sociais ainda aguardam a regulamentação da profissão, que tramita na Câmara dos Deputados por meio de dois projetos de lei (2676/19 e 2941/19). O entendimento é que esta regulamentação irá fortalecer a categoria profissional, aumentando sua visibilidade, estimulando a formação superior e melhorando sua remuneração.
A valorização da educação social sem dúvida será muito bem-vinda, dado o importante papel desempenhado pelos profissionais da área. Afinal, o Educador Social utiliza ferramentas pedagógicas para intervir nas problemáticas dos indivíduos, desenvolvendo atividades para promover e integrar socialmente as pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social.
Muitos empregados da categoria são educadores sociais. A todos, o reconhecimento do Sintibref-BA pela grandiosidade do trabalho desenvolvido. Que vocês possam, inspirados no educador Paulo Freire, cuja data de nascimento motivou a criação desta data, exercer sua missão com amor e senso de justiça social.