O presidente do Sintibref-BA, Ronaldo Gonçalves, esteve presencialmente no 2º Seminário Nacional, em Belo Horizonte. O evento abordou a saúde mental no ambiente de trabalho, por meio de conversas e palestras, e contou com auditório lotado, além de mais de 500 pessoas acompanhando online.
As discussões abordaram a pressão por resultados, a sobrecarga emocional, os conflitos cotidianos e o silêncio institucionalizado, que afetam diretamente o bem-estar dos trabalhadores. As conclusões orientaram os participantes sobre como construir ambientes de trabalho mais saudáveis, humanos e sustentáveis.
A psicóloga, psicanalista e autora do livro “Divã na Sala de Reunião”, Dra. Bárbara Villani, trouxe reflexões sobre como o trabalho pode silenciar os sofrimentos emocionais e a importância de resgatar o cuidado e a escuta no ambiente profissional. Já o engenheiro florestal, gestor ambiental e autor do livro “Seu Trabalho, Seu Futuro”, Dr. Dálio Ribeiro de Mendonça Filho, destacou a importância de repensar o futuro do trabalho com uma visão interdisciplinar e humana.
Os livros foram a base para a cartilha sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), entregue no evento, como destacamos aqui.
A presença de Ronaldo no seminário reafirma o compromisso do Sintibref-BA em entender e buscar as melhores condições de trabalho para nossos representados, especialmente em relação a um tema tão importante como a saúde mental.
O seminário foi realizado em 13 de outubro, em parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) e a Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (Fenatibef), além do apoio da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).





