Um símbolo e duas palavras conhecidas que, em quase todo o mundo, são sinônimos de solidariedade e ajuda humanitária: CRUZ VERMELHA. Mas você conhece a origem dessa instituição tão relevante e por que 26 de outubro é o Dia da Cruz Vermelha?
No século XIX, a Europa vivenciava muitas batalhas sangrentas envolvendo unificação de países. Em 1859, uma dessas batalhas (em Solferino, na Itália) levou quase 20 mil feridos a buscar apoio em vilas próximas. Em uma dessas vilas encontrava-se o suíço Jean Henri Dunant, que mobilizou moradores e improvisou um centro de cuidados. A experiência o levou a escrever um livro, lido em 1863 pelo advogado Gustav Moynier. Sensibilizado com a causa humanitária, Moynier contactou Dunant e, juntos, eles reuniram outras pessoas para, entre os dias 26 e 29 de outubro de 1863, criar uma organização internacional de ajuda aos feridos de guerra. Como o símbolo do comitê era a bandeira da Suíça em cores invertidas, isto é, uma cruz vermelha em fundo branco, a iniciativa ganhou o nome de Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Hoje a Cruz Vermelha está presente em mais de 190 países, prestando socorro para milhões de pessoas. No Brasil, existe desde o começo do século XX, tendo sido idealizada pelo médico Joaquim de Oliveira Botelho, e está presente em 20 estados e no Distrito Federal.
Onde quer que esteja, a Cruz Vermelha representa os conceitos de voluntariado, solidariedade e sentimento humanitário que vão muito além da ajuda a feridos de guerra, razão inicial de sua criação. Um exemplo é o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho (MG) em janeiro de 2019, que vitimou quase 300 pessoas. A Cruz Vermelha se fez presente no local da tragédia desde as primeiras horas, assistindo e socorrendo a população, com forte mobilização nacional e internacional.
Por ter em seu DNA os mesmos princípios que movem muitos dos empregados da nossa categoria, a Cruz Vermelha merece toda a nossa admiração e reconhecimento. Que seus ideais de altruísmo e abnegação continuem inspirando muita gente ao redor do mundo.