Todo trabalhador tem direito a um ambiente profissional seguro, em que ele não esteja exposto a riscos de acidentes e doenças. Ou, quando os riscos são inevitáveis, que eles sejam minimizados com orientações constantes e equipamentos adequados.

Esse é o principal objetivo da data de hoje, 28 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. Juntamente com a homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é preciso reforçar: segurança é obrigação das instituições empregadoras e direito de seus empregados.

Para além da proteção da saúde e da vida dos trabalhadores, as instituições devem compreender que segurança é sinônimo de produtividade. Diversos estudos comprovam que a adoção de processos de segurança, com fornecimento de equipamentos e treinamento adequados, aumenta a confiança do trabalhador e reduz as ocorrências de acidentes, o que, por sua vez, diminui os afastamentos. Menos afastamentos significam mais produtividade, e todos ganham com saúde e disponibilidade para o trabalho.

Se todos ganham, não dá para entender por que ainda há empregadores que desrespeitam a legislação nesse sentido. Se isso acontece no seu local de trabalho, o Sintibref-BA está à disposição para receber denúncias, orientar os empregados e atuar juridicamente. Afinal, a vida é o nosso maior patrimônio. Pode contar com a gente!