Segundo um levantamento de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil é de 80,1 anos para as mulheres e de 73,1 anos para os homens. Um dos motivos para essa diferença de sete anos é a negligência dos homens em relação à própria saúde.
É fato: muitos homens não têm o hábito de se consultar com um médico regularmente. Além disso, são mais desatentos quanto a possíveis sintomas que possam sentir no seu dia a dia. O resultado: só costumam procurar ajuda médica quando percebem sintomas mais graves, o que é extremamente perigoso, já que, caso a pessoa tenha desenvolvido uma doença, o problema pode se intensificar.
Ao consultar-se e fazer exames de rotina regularmente, o homem recebe mais orientações quanto a hábitos mais saudáveis, prevenindo doenças. Além disso, esse acompanhamento também permite a identificação de doenças em estágio inicial, o que possibilita um tratamento mais rápido e eficaz.
Na prática, isso quer dizer que homens que realizam check-ups, fazem o tratamento de forma correta quando são diagnosticados com alguma patologia e seguem hábitos mais saudáveis tendem a viver mais e melhor.
Doenças mais comuns em homens:
- Câncer de próstata
- Doenças cardiovasculares
- Diabetes
- Doenças hepáticas
Todas essas doenças (e várias outras) têm um início silencioso, ou seja, com sintomas discretos, muitas vezes ignorados pelos homens. Por isso, o comportamento preventivo é fundamental para uma vida mais saudável e duradoura, o que compreende visitar o médico regularmente, fazer exames de rotina e adotar hábitos mais saudáveis. Nossas dicas:
- Procure o médico mesmo não estando doente
- Evite o consumo exagerado de substâncias prejudiciais
- Mantenha uma alimentação adequada
- Pratique exercícios físicos
O Sintibref-BA te ajuda a se cuidar melhor! Aproveite as assistências à saúde conquistadas para a categoria e incorpore práticas preventivas à sua rotina. Estamos ao seu lado, sempre.