Quem tem processo tramitando na Justiça do Trabalho pode realizar acordo durante a 6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. O evento, que ocorre de 23 a 27 de maio em todo o país, tem a proposta de solucionar conflitos de forma consensual, uma maneira mais rápida do que aguardar a tramitação judicial.

A Semana foi criada em 2015 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem o objetivo de implantar medidas que deem celeridade aos processos trabalhistas e aperfeiçoem os meios consensuais de solução de conflitos. Durante o evento, os 24 tribunais regionais do Trabalho realizam mutirões, com a participação de magistrados e servidores ativos e inativos.

Na última edição, foram mais de 286 mil pessoas atendidas e R$ 1,8 bilhão em acordos, que garantiram os direitos já reconhecidos em juízo e que aguardavam solução definitiva.

Como incluir processos em pauta

Empresas, empregadores e empregados com ações em qualquer fase de tramitação podem solicitar a inclusão dos seus processos na pauta da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Para isso, a parte deve buscar o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) mais próximo. Em caso de dúvida, consulte o departamento jurídico do sindicato.