Vantagens para quem toma crédito (faz financiamento)

  • Antecipar consumo – Muitas vezes precisamos comprar um produto ou contratar um serviço, porém não dispomos de recursos suficientes. O crédito nos possibilita resolver essa situação.
  • Atender a emergências – Imprevistos acontecem com frequência: acidente com o veículo, serviço emergencial na residência, alguém da família com problema de saúde... Se não tivermos reservas, o uso do crédito pode ser a saída.
  • Aproveitar oportunidades – Boas oportunidades para fechar um negócio ou fazer uma compra às vezes acontecem e nem sempre temos recursos para aproveitá-las naquele momento. Faça as contas, levando em conta o custo do crédito. Se ainda assim for vantajoso, e se você não estiver endividado, por que não aproveitar a oportunidade?

Ao utilizar o crédito, sempre verifique o seu custo. Compare os preços e custos do crédito. Pechinche! Faça o que for mais vantajoso para você.

Desvantagens

  • Custo da antecipação do consumo implica pagamento de juros – Ao anteciparmos uma compra sem disponibilidade financeira, usaremos um dinheiro que não é nosso, portanto pagaremos juros por essa operação. Esse é o custo da antecipação.
  • Risco de endividamento excessivo – O uso inadequado do crédito pode comprometer sua vida financeira, podendo acarretar descontrole emocional, problemas de saúde e, até mesmo, desestruturação familiar. Assim, é importante refletir antes de tomar crédito, não utilizando-o de forma indiscriminada.
  • Limite de consumo futuro – Essa desvantagem é quase automática, uma vez que o crédito tomado hoje tem de ser pago no futuro, reduzindo, portanto, as disponibilidades financeiras futuras para o consumo. Essa desvantagem traduz aquele ponto, já discutido, sobre as trocas intertemporais.

No próximo post, vamos explicar o conceito de CUSTO EFETIVO TOTAL e por que ele é importante para se tomar uma decisão quanto a empréstimo.

Fonte: Banco Central do Brasil