CRÉDITO é uma fonte adicional de recursos que não são seus, mas obtidos de terceiros (bancos, financeiras, cooperativas de crédito e outros), que possibilita a antecipação do consumo para a aquisição de bens ou contratação de serviços.
Existem várias modalidades de crédito: limite do cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos imobiliários ou de veículos, compra a prazo em lojas comerciais etc.
É muito importante para sua vida financeira saber escolher a modalidade de crédito mais adequada para cada situação. Com a devida compreensão dos custos envolvidos nas operações de crédito, fica mais fácil usar o crédito de forma consciente.
Ao falar sobre crédito é preciso fazer algumas reflexões sobre JUROS. Para facilitar nossa reflexão, vamos tratar os juros como sendo o valor do aluguel do dinheiro no tempo.
Na visão de quem paga, os juros correspondem ao pagamento do “aluguel” pela utilização de recursos de terceiros, no caso, o dinheiro. Ao comprarmos um produto qualquer, uma televisão, por exemplo, a prazo, recebemos um benefício antecipado (ter o produto) para pagarmos depois. Essa opção quase sempre implica o pagamento de juros, pois estamos usufruindo de algo, pago com dinheiro que não temos.
Pensando na visão de quem recebe, os juros correspondem ao recebimento do aluguel pela cessão, temporária, de recursos financeiros próprios a terceiros.
No próximo post, vamos continuar explicando dois conceitos de grande importância: JUROS SIMPLES e JUROS COMPOSTOS. Fique ligado!
Fonte: Banco Central do Brasil