Você já sabe que o sindicato busca condições justas e dignas de trabalho, mas hoje, 7 de outubro, essa missão ganha destaque. O Dia do Trabalho Decente expande o conceito e reforça a importância de nossa atuação, já que mobiliza governos, empresas, sindicatos e a sociedade civil em prol de:
- Oportunidades iguais para homens e mulheres
- Remuneração justa
- Segurança e saúde no ambiente de trabalho
- Proteção social, como previdência e assistência em caso de desemprego ou acidente
- Liberdade sindical, para que trabalhadores possam se organizar e negociar coletivamente
- Valorização da pessoa, combatendo qualquer forma de discriminação ou exploração
O sindicato tem papel mais que essencial na garantia do trabalho decente. Por meio da organização coletiva, ao longo da história, os trabalhadores conquistaram diversos direitos, porém, foi com a ajuda do sindicato que cada conquista passou a ser constitucional ou a integrar a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Nós contamos aqui, detalhadamente, oito conquistas históricas do sindicalismo brasileiro.
Hoje, o sindicato continua sendo a voz ativa que defende melhores condições de trabalho, negocia reajustes salariais, busca segurança no ambiente laboral e promove políticas de bem-estar que impactam diretamente a qualidade de vida da categoria. Cada Convenção Coletiva é o resultado de um trabalho árduo para que você tenha acesso a qualidade de vida e para que possa estender os cuidados à sua família.
Defender o trabalho decente para o sindicato é representar os trabalhadores de modo a fortalecer a luta para que todos os avanços sejam mantidos e ampliados, garantindo um dia a dia mais justo e humano.
O Dia do Trabalho Decente é a prova de que ainda há muita luta por vir, mas também de que estamos preparados para nos posicionarmos à frente em busca dos seus direitos.