Todo trabalhador merece descansar, afinal, bons resultados são fruto do bem-estar, segurança e, consequentemente, da produtividade do empregado. Este é um direito garantido pelo tempo de descanso entre jornadas, que é definido como o período sem interrupções que um trabalhador tem direito entre o fim de uma jornada de trabalho e o início da próxima.

No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece, em seu artigo 66, que entre uma jornada de trabalho e outra são necessárias, no mínimo, 11 horas consecutivas de descanso. Se as jornadas de trabalho reduzirem o tempo indicado para descanso, devem ser pagas horas extras e, caso o empregador não respeite o tempo, pode ser autuado por órgãos fiscalizadores do trabalho e obrigado a pagar multas.

O descanso adequado permite que o corpo e a mente se recuperem das exigências do trabalho, melhora a concentração, aumenta a produtividade e contribui com saúde a longo prazo. É um direito que garante que você possa recuperar as energias e conciliar as vidas profissional e pessoal.

Caso você esteja passando por alguma dificuldade relacionada ao tema, procure o sindicato e veremos como podemos ajudar. Conte conosco!