No dia 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Esta é uma das datas mais importantes para o universo profissional. Afinal, a prevenção de acidentes é um fator fundamental para a qualidade de vida no trabalho. Diversos estudos comprovam que a adoção de processos de segurança, com fornecimento de equipamentos e treinamento adequados, aumenta a confiança do trabalhador e reduz as ocorrências de acidentes, o que, por sua vez, diminui os afastamentos. Menos afastamentos significam mais produtividade, e todos ganham com saúde e disponibilidade para o trabalho.

NÚMEROS NO BRASIL

A preocupação com acidentes de trabalho no país tem razão de ser, já que estamos longe de sermos exemplos mundiais. Entre os países que integram o G20, somos o segundo com mais mortalidade por acidentes. De 2002 a 2020, foram 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, segundo relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho. Nos últimos oito anos, foram registrados no Brasil 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho, que geraram um gasto previdenciário superior a R$ 100 bilhões. Somente em 2019, o Ministério da Economia autorizou 193.660 auxílios acidentários no país, entre doenças relacionadas a acidentes sofridos pelos trabalhadores e doenças ocupacionais desenvolvidas pelo exercício diário das atividades profissionais.

EM MEMÓRIA A QUEM SE FOI

Apesar de o número de óbitos estar caindo – foram 1.866 em 2020, contra 2.968 em 2002 -, é preciso entender que boa parte dessas perdas humanas poderiam ter sido evitadas com comportamento consciente dos trabalhadores e providências efetivas das empresas. Fica nosso sentimento de pesar por quem perdeu a vida no cumprimento de suas responsabilidades profissionais e nosso desejo de que não seja preciso mais mortes para que todos nós façamos nossa parte por um ambiente de trabalho mais seguro.